segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

adeus 2013.


 O que foi, o que fica, o que vem.



   Dizem que o 13 é o número do azar. Comecei por acreditar nisso. Não sei se foi azar, ou sorte, whatever, mas foi atribulado. E muito atribulado. Em todos os sentidos, em todos os domínios, com coisas muito más, com coisas muito boas, e com outras tantas esquisitas. Bati com a cabeça nas paredes,esperneei, chorei, berrei, ergui, enfrentei, lutei, ri, dancei, saltei, transformei, "paniquei", ...ei, ...ei, ...ei, ... Provei que estou viva e que tenho tanto para viver.O ano montanha russa.


   Parece que entramos no novo minuto e que algo se transforma. Coisa esquisita esta, não? Na verdade acredito que a magia que paira no ar podia pairar outras tantas vezes, porque afinal basta querer para decidir que amanhã será um novo começo, uma vida "nova". Talvez a minha passagem de ano já tenha sido em meados do ano de 2013, agradeço por isso. Incrível,  comemorei duas passagens de ano dentro do próprio ano. É assim, eu sou incrível, tenho esse dom. Digam que sou convencida, o que queiram, sou teimosa, sou orgulhosa, sou feitio do caralho, mas sou exclusiva e isso torna de mim incrível. É agora que podem dizer de novo que convencida. E estou diferente, acho que melhorei muita coisa terrível em mim.

   E podia ser ainda mais incrível se achasse uma mala de concretização de objetivos e de sonhos. Que 2014 seja um ano esplêndido, que me permita fazer tudo o que me passar pela cabeça, que a caixa se abra para a realização pessoal de alguns desejos: 

   - Dançar à chuva;
   - Fazer mais uma tatuagem;
   - Fazer uma dissertação de mestre;
   - Nadar nua;
   - Viajar para algum lado diferente;
   - Ver o por do sol.
   - Ver o nascer do sol.
   - Fazer coisas que não se fazem em lugares públicos;
   - Comer menos bolachas;
   - Ir a concertos;
   - Voltar a ver uma peça de teatro;
   - Andar de bicicleta e patins;
   - Andar a cavalo;
   - Comer um gelado enorme e ficar toda suja;
   - Ir ao cinema e comer um balde de pipocas;
   - Ir ver o mar;  
   - Comprar um pc e um telemóvel novo;
   - Valorizar o que "tenho";
   - Investir em tudo (sem medos);
   - (...)




   Agradeço à R. por nunca falhar; à B. por ter ter estado ao meu lado; ao J. que finalmente parece estar a escapar à idade da parvalheira (sempre disse que era até aos 21 anos, ainda falta mais, um bolas), e já não nos damos tanto como cão e gato; ao N. por ser a pessoa fantástica que é; (...) Nunca mais saia daqui.

Desejos de uma boa noite, porque não passa disso, uma noite. Uma noite que parece mudar tudo, depois vai-se a ver e não mudou muito. Também não quero que mude, quero que continue, somente desejo fazer coisas que ainda não tive ainda oportunidade ou que foram adiadas.



Happy New Year 2014





sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Toura.


Para fugir ali às pressões do trabalho vamos lá começar os balanços de 2013, ou melhor os balanços para 2014. Não sou uma fanática, nem coisa que se pareça, e muito menos dou importância aos manuscritos do zodíaco, mas como quase todas as pessoas gosto de dar uma espreitadela, quanto mais não seja para ver se uma pessoa pode ficar mais otimista. E como isto é muito à frente tenho datas para me precaver antes (isto é para ver se no final a coisa bateu mais ou menos certo).

TOURO(A)
Mustafa Soydan - ilustrador turco fez a recriação dos signos do zodíaco inspirando-se em mulheres e elementos surrealistas. Adoro, e a particularidade do meu ser o único com um olho de cada cor, evidenciando a personalidade camaleão.



Touro busca a estabilidade, é um signo do elemento terra que procura estar sempre com os pés assentes na terra. O taurino é conhecido pelo seu bom gosto, muito paciente e às vezes preguiçoso, sensual, sedutor, romântico e gosta de contacto físico. Carinhoso, inflexível, argumentativo e persistente.  Nas questões amorosas é importante ter sexo, e será sempre um sexo romântico. Gostam de arte e música. A parte que mais gosto (haha): "Um conselho: é preciso temer a força do "touro" quando ele se enfurece (tanto homens como mulheres)."





Amor e Sexo
- Ao que parece estou obrigada a um maior comprometimento e responsabilidade nesta área da vida. 

- Lá para Março parece que surgem dificuldades de distância ou de certo afastamento, não por vontade própria, mas por trabalho ou viagem. 

- "Fique atento ao dia 05 de junho, que pode ser especial." Já vou anotar na agenda esta! Contudo depois deste dia parece que estou posta à prova e pode ocorrer uma decisão importante.

- "Caso não seja casado, é possível que se case nos 12 meses consecutivos." Querem agora ver que acordo num dia e decido ir à conservatória no dia seguinte?!

- A partir de 27 de Julho, Marte entra em Escorpião e a minha sensualidade fica à flor da pele. Vou estar no meu auge de beleza pelos vistos, e Agosto e Setembro vai ser cheio de energia. 

- E depois parece que o melhor está guardado para o fim: "O dia 24 de outubro deve ser anotado. Uma lunação em Escorpião unida a Vênus será um grande dia, com promessas de muito amor, sexo, acolhimento, afeto e compromissos firmados. Nas semanas que seguem até o final de novembro, todas as benesses estarão presentes em sua vida."




Saúde

- Não sei se quem escreveu isto sabe que tenho uma tese para fazer e entregar em Julho, mas se isto fosse o totoloto acertava na chave!
- "O trabalho aumenta em intensidade e sua saúde pode ressentir por isso. Essa energia estará presente até o final de julho, podendo trazer problemas mais sérios à sua saúde. Se já for ansioso, deve procurar ajuda terapêutica para trabalhar o equilíbrio emocional, ou optar pela prática de exercícios, especialmente a ioga e a meditação." 

- Vou ter trabalho extenuante, e devo equilibrar momentos de trabalho com laser para não cair na somatização das frustrações e dificuldades




Família e amigos

"Uma mudança de casa é quase certa, mas também pode haver uma mudança de cidade ou de país. A mudança de casa, que possivelmente acontecerá, é para um lugar maior e mais espaçoso e bonito. Ao menos uma reforma deve acontecer a partir do segundo semestre."

- "Netuno pede cuidados com ilusões em suas amizades. Cuidados com quem se alia, com quem divide sua intimidade, pois pessoas sorrateiras e falsas podem se aproximar. Todo cuidado será pouco e essas energias permanecem durante todo ano."



Trabalho e Dinheiro

 - "O ano começa já com janeiro abrindo algumas portas para novos projetos, especialmente os que envolvem viagens e negócios com estrangeiros. Pode haver tensão, mas a possibilidade de bons resultados é bastante grande." Bem se isto for relacionado com o projeto que tenho de desenvolver este ano, até já dou pulos de alegria por antecipação.

- "Marte já em Libra carrega uma forte energia que estará totalmente voltada para os seus projetos de trabalho. Essa energia estará presente até o final de julho,
(outra vez julho!) portanto, prepare-se para muito trabalho. Você deve se organizar e caminhar sem medo na direção de seus objetivos e metas."

- Apesar de continuar a trabalhar arduamente, parece que janeiro, fevereiro e março vão ser uma fase de celebração pelos ótimos resultados alcançados pelos meus esforços nos últimos doze meses, parece que vou colher frutos saborosos como resultado. 

- Julho será um mês de fechamento de contratos e novos contatos.
(Julho!)  

- "Mantenha a calma e a racionalidade diante de imprevistos em sua carreira. Em dezembro começa uma fase muito dinâmica, em que você começa a se dedicar ainda mais à sua carreira e caminhará na direção de suas metas com mais agressividade."  



Viagens

- Com tanto enfoque começo achar que vou fazer uma viagem, quanto mais não seja ali à esquina, embora a coisa seja referida a outro nível.

- "O ano promete, portanto, se quiser morar em outro país, esse é o mês (Novembro)  ideal para arrumar suas coisas." Não era má ideia não.





E pronto, vou acreditar que metade se vai concretizar. Também gostei da compatibilidade, números, cores e afins.









segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Bom Natal


Um tanto quanto estranha esta data no ano de 2013.

Lembro-me da boneca que desembrulhei no Natal de 91 ou 92. Tinha a minha altura e uns cabelos longos como os meus. Lembro-me como se fosse hoje. Perdi a inocência de criança em que tudo era mágico. Continuo a fantasiar magia, no entanto com a consciência que é isso, fantasiar. Acho que às vezes é bom deixarmo-nos iludir um bocadinho em certas ocasiões, só porque sim, só porque por momentos podemos acreditar e devanear um espírito que proporciona felicidade.



Para mim o Natal começa em Dezembro quando surgem as luzinhas nas janelas, quando passo pela sala e sou iluminada pelas luzes da árvore, sem ser necessário ligar o interruptor. Para mim o Natal é embrulhar os presentes, e dedicar-me a cada um consoante a pessoa que o vai receber, desde o conteúdo, o embrulho e o laço. Tenho a certeza que todos gostam de receber presentes, até os mais casmurros como o meu pai que diz que não gosta (tretas, um ano antes de abrir o presente disse "não abro porque já sei o que é e não gosto". Tinha aberto a prenda em casa sem ninguém saber. Pior que as crianças). Eu gosto de receber, e acho que gosto tanto de receber como de dar. E sim, Natal é paz, é amor, bondade, carinho, dedicação... então é Natal todos os dias, e a forma de o praticar num dia só, para mim, encontra-se num presente (deixemo-nos de falsos moralismos). Procuro sempre encontrar algo com significado e simbologia. Não é fácil, também nem tudo está ao nosso alcance.

Vive-se o dia, na lareira, com a mesa cheia, com muita gente, com roupa nova (nem que seja as meias), um ambiente que nos faz sentir especiais. Este é o meu Natal, que já me disse tanto e talvez pelas circunstâncias está-me a parecer um tanto quanto estranho.

À parte de tudo isso quero agradecer e desejar um Feliz Natal a todos aqueles especiais N, R, B, J, M, P, A, B, T, I, (...) e menos especiais. Um Feliz Natal a todos os outros, e não se esqueçam de valorizar as mais pequenas coisas que têm, às vezes esquecemo-nos disso e só nos apercebemos quando as perdemos.



BOM NATAL 2013

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

humores.

Cair de novo em tentação.
Primazia do dia.
Ridículo.

Ridículo é deixar que pequenas coisas nos afetem.

Ridículo é voltar a pegar na caneta e no post it para dizer ao papel o que queríamos dizer ao outro.  
É acordar mais cedo que o normal e mesmo assim perder a merda do comboio com rodas.
É ficar insípidos 20 minutos ao vento.
Ficar irritada com isso e correr, correr, correr para voltar a esperar.

Mais ridículo ainda é ligar a meio da última música que queria ouvir.
E repeti-la 3 vezes seguidas.
Um contra relógio, azáfama. 
Vinhetas e mais vinhetas.
Viajo para bem longe, sinto-me como quando vou a desfilar na rua com a minha música.
Mas elas estão ali, as pessoas mesquinhas.
Um fantasma que esboça um sorriso e encobriu uma lágrima.

Que estupidez. 

De facto cada coisa tem o seu espaço.
Provei o sabor amargo de desconjuntar o que seria ético.
De querer estar em mais que um lugar ao mesmo tempo.

Remanesço ali sentada.
A dar nas vistas.
Nem os elogios me elevam o ego
(algo que na verdade de qualquer maneira me importuna.)
Faço aquilo que mais sei fazer.
Um refúgio antigo e solitário.
O papel e uma caneta.
O post it amarelo e o rosa. 

Mais um contra relógio.
Uma correria.
Uma queda e senta-se afogantemente na cadeira.

Depois a ironia. 
Há coisas mesmo irónicas, bolas!
Logo hoje, logo agora?
Vamos fingir que acredita no destino.
Vamos fingir que não se apaixonou.
Vamos fingir que não trouxe os aliados.
Os filhos da puta dos aliados.
De novo em tentação.

Mais umas lágrimas.
Mais insistência na ferida.
Mais três vezes, de colunas ligadas.

Emana a vontade de correr pela noite fora.
De se deitar no leito dos lençóis térmicos.
Grande paradoxo.

Quem cala consente. 
Isso irrita.
Irritamo-nos a nós próprios.

As flutuações de humor.
Hoje mascaradas. 

A carecer do embalo do baloiço pendurado na videira.

E ainda faltam 12 horas para um novo acordar.






(atenção que nem tudo o que parece é, e há muitas interpretações para eufemismos)




segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

as minhas reflexões. self.

"A sociedade faz com que nos esqueçamos do nosso verdadeiro Self"

   Ouvi no outro dia esta frase. Fiquei a pensar. 
   Afinal quem somos? Seres irreais que caminham sob as pedras frias da calçada. Seres que se moldam. Seres que se moldam exteriormente, sucumbindo-se na chuva o falso self. 
   Pergunto-me porque rotulamos pessoas com transtornos bipolares, quando afinal todos o somos. Uns mais que outros, mas somos. 
   Nascemos, crescemos, e perdemos a espontaneidade enquanto pessoas, perdemos a capacidade de ser autênticos, genuínos, e andamos aí despojados de máscaras.   
   Bem vindos ao mundo real do falso self, produto da educação e resultado da sociabilizarão. não que ache de todo incorreto, mas ondular sob desejabilidades não me soa muito bem. Somos o preço da criação da sociedade, disse Freud em um dos seus escritos "O homem é um animal de horda que se foi sociabilizando. Assim foi-se progressivamente adaptando a regras que ele próprio foi criando e lhe permitiram ir construindo a sociedade civilizada".
   Regras. Regras. Regras. Ideais. Ideais. Ideais. 
  Porque fazer o que é ético quando podemos fugir da norma? Porque deixar de ser com receio de ser apontado? 
   Remato ainda com o humor, algo manifestado pelo verdadeiro self. Talvez um processo de encobrir, que transparece mas não aparece, uma meia máscara.
   Não sei se alguém já se questionou, mas talvez quando apontamos alguém como detentor de forte personalidade, personalidade especial, feitio muito próprio, estou em crer que são fugas à norma, fugas ao leito do falso self.

as minhas reflexões.




(quando me perguntam porque tenho pássaros, respondo que as andorinhas estão associadas a liberdade, fidelidade, etc.. são3,são o meu eu, a desbocada, a nariz empinado, a capaz de discordar numa sala de 100 concordantes, a, a, a, a narcisica que julga que lhe pesa mais o verdadeiro self que o falso self.)

domingo, 8 de dezembro de 2013

boombap.

umas coisas originais que foi descobrir. a marca é boombap, é engraçada mas não é assim para todos os bolsos.






quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

adeus.


"A morte é inevitável. Quando um homem fez o que considera seu dever para com seu povo e seu país, pode descansar em paz."

Descansa em paz!


Nelson Mandela



"Compromissos somente podem ser efetivos e apropriadamente compreendidos se relacionados às exigências básicas, de outra forma não são compromissos. Compromissos significam que cada uma das partes envolvidas deve ceder algo para a outra, deve acomodar suas exigências, seus medos, a outra parte."

"Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração."


"Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo."


"Há vitórias que são importantes apenas para aqueles que as conseguem."


"Não poderás encontrar nenhuma paixão se te conformas com uma vida que é inferior àquela que és capaz de viver."






"Eu sou o capitão da minha alma"