sábado, 16 de novembro de 2013

normalidade.


O que é uma pessoa normal?
A nossa tendência inata para catalogar as pessoas conduz-nos muitas vezes a relativizar a palavra diferente, porque anormal torna-se feio dizer.  

Uma utopia onde se constitui e alveja-se pela sociedade, assim ser normal é referenciar-se pela sociedade, seguir as normas sócio ideais, pois só isso é que determina o que é sadio! Portanto como exemplo podemos tomar as faculdades sexuais; a mulher que tem mais amigos que amigas é uma puta; o individuo que entrou em casa às 7 da manhã anda na má vida; o que tem tatuagens anda na droga (…) Uma estapafúrdia baseada em critérios sócio culturais e ideológicos arbitrários, que rotulam de “anormal” aquele que foge às normas morais e políticas.

Não quero ser tão radicalista, até porque contra mim própria posso estar a falar, também  faço os meus julgamentos, não sou santa! Mas se há coisa que me irrita é a promiscuidade, a mesquice e  pequenez do pequeno cérebro de quem se julga muito boa gente.

Podemos ainda falar de normalidade como ausência de doença. Não sei se me faz muito sentido: tenho um colapso da válvula mitral e uma sincope vasovagal, acontece que de vez em quando dá-me o fanico, e dada a situação sou completamente anormal, não sou sã!

Gosto do ponto de vista da normalidade funcional e normalidade como bem-estar. Assim, não importa a forma como se veste, caminha, como tem o cabelo, como fala… importa sim a postura, a posição, a atitude! Para mim, eu ana bárbara, a normalidade abona-se do bem estar físico, mental e social. Este bem estar não é regido por leis, não segue códigos ou regras, é um auto conceito, é pessoal e intransmissível. Ninguém sente da mesma maneira. E tudo o que implique sofrimento para o individuo e para a sociedade traduz-se por algo disfuncional, os tais fenómenos patológicos (disfuncional e patológico, não anormal!).

Como não gosto da complexidade e controvérsias que esta tese enuncia e suscita, prefiro desde já considerar-me uma anormal, e gosto disso! Gosto de quem sou, estou bem comigo mesma, e se isso foge dos padrões impostos pela minha querida sociedade temos muita pena, sou DIFERENTE.     




h.b.



Sem comentários:

Enviar um comentário