terça-feira, 28 de janeiro de 2014

gengibre.


   Gengibre, aquela coisa que parece uma batata defeituosa, que um dia fui comprar mais o senhor A. para a dona C. e que reclamámos pelo exorbitante preço, e para que raio ela queria aquela merda. Um bolo (ou um doce) dizia ela. Lembrei-me no outro dia e fui pesquisar sobre o assunto. Desconhecia tamanha complexidade do que aquela coisa que parece uma batata defeituosa tem. 

   Tenho feito chá, com diversas combinações (sempre a inventar), desde ananás, limão, casca de laranja... mas aquela coisa que parece uma batata defeituosa tem um sabor... NOSSA, parece que estou a tomar um afrodisíaco!!!  E ainda há quem diga que com canela também fica bom (aí estou em crer que possa ser um bom aliado daqueles que recorrem ao famoso comprimidinho azul).

   Este vegetal nativo da Ásia com o seu sabor meio picante tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. Tem inúmeros benefícios terapêuticos, é desintoxicante, melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. Como acelera o metabolismo favorece a eliminação de gordura corporal. 

   Quem andar com dores menstruais, mau hálito, com problemas de ressacas, gases, enjoos, indigestões, náuseas, dores musculares, tosse, etc. esta especiaria  tem assim um poder anti inflamatório funcionando como espécie de antibiótico.



   Existem algumas contra indicações,pelo que não é aconselhado a toda a gente ingerir a especiaria.




(e por falar em gengibre, lembrei-me de Sushi!!!)






Sem comentários:

Enviar um comentário