terça-feira, 21 de janeiro de 2014

pigritia.


Propensão para não trabalhar, mandriice, ócio, lentidão em agir, vagar... não é uma patologia, mas é grave. 

Muito grave! Se pudesse andava o dia todo de pijama, não me penteava, comprava tudo feito, passava tardes na cama... não, não estou doente, não estou deprimida nem algo que se pareça. Só estou com uma preguicite para lá de aguda, que me faz sentir um pouco inútil, e este sentimento de inutilidade é que me deixa doida.

Quero sol, preciso de sol, preciso de ir para uma esplanada ler qualquer coisa ou olhar para o vazio. Preciso de motivação, incentivo, alguém que repreenda, que solicite, que exija. 

E pronto dois mil e quatorze trouxe-me a maior das maiores preguiças do mundo, despistada, esquecida (...) e eu feita estúpida ainda me sinto feliz. Serão os contra argumentos mais fortes? Vai-se lá perceber a mulher! (Nem tudo está perdido, atitude tomada).





latim pigritia, -ae, lentidão, vagar, preguiça

"preguiça", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/pregui%C3%A7a [consultado em 21-01-2014].

Sem comentários:

Enviar um comentário